Suas unhas pode falar muito sobre sua saúde. As doenças de unha e outros sinais de problemas de saúde podem aparecer nas unhas. Suas unhas também revelam o quanto você cuida delas. Um bom cuidado com as unhas é importante porque pode ajudar a prevenir muitos de seus problemas.
O seguir irei explicar o que suas unhas podem lhe dizer. Para ajudar a manter a saúde se suas unhas, você também deve encontrar um dermatologista para falar sobre dicas de como cuidar bem delas.

Unhas-shutterstock_85923001

 

DOENÇAS DAS UNHAS
A pele ao redor de nossas unhas e o tecido adjacente são suscetíveis a muitas doenças. Se você notar alguns a seguir procure prontamente o dermatologista. Quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, melhor.

 

PONTOS ou MANCHAS ESCURAS:
Melanoma (câncer de pele): Unhas com manchas escuras são comuns em pessoas de pele morena ou negra. Quando praticamente muitas unhas apresentam essas manchas, geralmente são inofensivas.

É importante saber que em 30 a 40% dos casos de melanomas que ocorrem em pessoas negras desenvolvem abaixo das unhas.

Se você tem uma mancha na unha e não se lembra de ter machucado ou traumatizado este local procure prontamente o dermatologista.

CRESCIMENTO:
. Câncer de pele: Muitos diferentes de câncer de pele, incluindo melanoma e carcinoma espinocelular, podem se formar ao redor ou abaixo da unha.
. Verrugas: Um crescimento ao redor da unha pode ser uma verruga. Verrugas são comuns nas mãos e pés. Quando as verrugas se desenvolvem perto das unhas ou crescem abaixo das unhas, podem ser tratadas. O dermatologista oferece uma variedade de tratamento para as verrugas.

DESCOLORAÇÃO, PITS (FUROS) E SULCOS:
Psoríase ungueal: Psoríase é uma doença de pele que pode afetar as unhas. Quando a psoríase afeta as unhas, os pits (lembra furos feitos com agulhas) são comuns, sulcos e descoloração também. A pele abaixo da unha da unha pode se tornar marrom-avermelhada. As unhas podem se descolar, quebrar ou partir.
Estas unhas podem ocorrer em pessoas com todos os tipos de psoríase. Algumas vezes, a alteração nas unhas pode ser o primeiro sinal de artrite psoriática, um tipo de artrite que pessoas com psoríase podem desenvolver. A psoríase ungueal pode afetar uma ou mais unhas e pode ser doloroso. O tratamento pode ajudar no controle da psoríase.

CISTOS:
Cisto Mucinoso: Aparece na pele sobre a cutícula, este cisto pode ser doloroso. Quando crescem podem causar uma deformidade na unha. O dermatologista pode remover este tipo de cisto.

UNHAS GROSSAS OU FINAS:
. Infecção fúngica: Quando a unha engrossa, descolore, parte, pode ser um indicativo de infecção causada por fungos. Quanto mais cedo diagnosticada, a infecção por fungos pode ser tratada com esmaltes específicos. Muitas infecções por fungos, entretanto podem necessitar da ingestão de medicamentos para seu tratamento. Seu dermatologista pode prescrever um tratamento adequado. Tratamento com laser pode ser usado também.

VERMELHIDÃO, INCHAÇO, DOR:
Infecção bacteriana: Algumas vezes, a unha desenvolve uma cor esverdeada. Pus pode se acumular na pele ao redor da unha. Quando estes sinais aparecem na pele ao redor da unha, isto pode significar infecção bacteriana. A infecção bacteriana de unha é comum ocorrer após trauma local. Tratar é importante. O dermatologista pode oferecer o tratamento adequado.

UNHAS CURVADAS:
Unhas encravadas: Ocorre quando o canto da unha cresce para baixo. Geralmente corre por corte errado da unha, manipulação exagerada da cutícula, uso de sapatos apertados, pouca higiene, traumas e predisposição genética. O crescimento para dentro da unha pode causar dor e até infecção. Procure um cirurgião dermatológico para correção do quadro.

LINHA VERMELHA:
Ponto vermelho: se você notar uma fina linha vertical vermelha pode ocorrer por trauma na veia abaixo da unha. Alguns medicamentos podem causar isto.

PONTOS BRANCOS:
Pequenos pontos brancos podem aparecer após trauma local nas unhas. Estes pontos brancos são muito comuns e não necessitam de tratamento. Você deve sempre procurar o dermatologista se o problema persistir. Se você notar muitos pontos brancos sem se lembrar de trauma local procure o dermatologista.

UNHAS PODEM REVELAR PROBLEMAS DE SAÚDE:
Doenças do fígado pode causar unhas esbranquiçadas, doenças dos rins unhas metade rosas e metade esbranquiçadas, doenças do coração em unhas com leito ungueal avermelhado, doenças dos pulmões em crescimento lento das unhas amareladas, anemia com leito ungueal pálido e diabetes com unhas amareladas com rubor na base.

.

.


Para melhores resultados e com segurança procure sempre um especialista.


O médico dermatologista, é o especialista que realiza o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pele, cabelos e unhas e exerce e também é o profissional capacitado na área de estética médica.