Quando os cabelos começam a afinar ou cair, isto pode ser um problema. Muitas pessoas com queda capilar (alopecia) podem encontrar ajuda em um dermatologista. Dermatologistas podem determinar se a queda capilar é permanente ou temporária e aconselhar os pacientes sobre tratamentos para queda capilar

Como é crescimento normal do cabelo?

Quando seu cabelo cresce normalmente, o seguinte acontece:

. Cerca de 90% do nosso cabelo está em crescimento o tempo todo. Esta fase de crescimento dura de dois a seis anos.

. 10% do nosso cabelo está em fase de descanso (sem crescimento). Esta fase dura de dois a três meses. No final desta fase, os cabelos caem.

. Quando você tira um fio de cabelos, um novo cabelo crescerá no mesmo local, o folículo do cabelos (estrutura que contem a raiz do cabelo) repõem isto.

. O cabelo pode crescer até 1cm ao mês, mas em pessoas com mais idade, este crescimento pode ser menor.

. É normal perder até 100 fios de cabelos ao dia, e isto não deve causa um alarme. Pois, como já explicado anterior, o cabelo normal cresce, para de crescer e depois se solta.

O que pode causar queda excesiva dos cabelos?

Perda excessiva dos cabelos pode ter muitas causas. Em algumas formas de queda capilar, o cabelo volta a crescer por si próprio. Algumas desordens genéticas também podem deixar os cabelos frágeis equando o cabelo é frágil ele quebra facilmente.

. Tratamentos químicos impróprios:

Muitas pessoas usam tratamento químico em seus cabelos, como corantes, tintas, beliches, alisadores e permanentes de cachos. Estes tratamentos raramente danificam o cabelo se o cabeleireiro fizer a aplicação de maneira correta. Mas, o cabelo pode ficar fraco e quebradiço devido ao uso frequente de produtos químicos. Se o cabelo ficar frágil depois de um tratamento químico, é melhorar não usar por um bom tempo, até seus cabelos crescerem novamente.

. Calvície genética ou Afinamento:

A alopecia androgenética, calvície,  é a mais comum causa de queda capilar. Você pode herdar a forma (traço) calvície tanto lado da família da sua mãe (mais comum de se observar) e/ou do seu pai. A mulher com este traço começa a ter afinamento dos cabelos, mas não chega a ficar careca. A perda de cabelos hereditária pode começar na adolescência, 20 anos ou 30 anos. Enquanto isto ainda não tem cura, tratamentos médicos podem ajudar algumas pessoas.

O tratamento incluí: Minoxidil, um loção é aplicada no couro cabeludo uma a duas vezes ao dia, tanto homem e mulher podem usare a Finasterida, é uma prescrição médica apenas para homem, que bloqueia a formação de um hormônio ativo masculino folículo capilar.

. Alopecia Areata:

Pode afetar tanto adultos de qualquer idade e crianças. Pessoas com esta alterações geralmente estão bem de saúde. Este tipo de perda capilar tende a causar manchas redondas do tamanho de uma moeda ou mais largo. Isto pode resultar em diminuição ou perda de cabelos e algumas vezes de todo pêlo do corpo. Em muitos casos os cabelos crescem normalmente após um tempo. O dermatologista trata os pacientes com esta condição para fazem seus cabelos crescerem mais rápido.

Novas pesquisas encontraram genes que participam na alopecia areata, que são “gatilhos” da doença. Alguns destes genes têm uma ligação com outras doenças autoimunes. Eles incluem artrite reumatóide reumatóide, diabetes tipo 1, doença celíaca (intolerância a glúten). É preciso de mais pequenas para confirmar a sequência de genes da alopecia areata.

O tratamento incluí: Injeções de corticóide pontuais no couro cabeludo nos locais afetados e uso de medicações tópicas.

. Eflúvio Telógeno:

Doenças, estresse, e outros eventos podem causar em muitos cabelos que eles entrem em pausa no ciclo capilar (fase telógena), e param de crescer. Isto conduz a um enorme aumento no número de cabelos que se soltam (eflúvio). Falhas no couro cabeludo não são percebidas, mas sim, muitos cabelos finos. Em muitos casos, o eflúvio telógeno aparece após alguns meses da causa ter ocorrida.

As causas podem ser: Febre alta, infecção mais séria ou uma gripe forte. Uma cirurgia grande ou doenças crônicas. Doenças de tireóide não tratadas. Falta de proteína na dieta. Baixos níveis de ferro no sangue. Parto. Tratamento de câncer.

. Tinha Capitis (micose de couro cabeludo):

Um fungo pode causar micose de couro cabeludo. Este fungo e muito contagioso e acomete mais as crianças. Quando um pessoa possui micose de couro cabeludo, falhas pode aparecer no couro cabeludo. Esta micose pode causar cabelos quebradiços, vermelhidão, inchaço, e até secreção. Medicamento oral tomado por meses cura isto.

. Tração Capilar: 

Puxar fios de cabelos pode ser um hábito que pode se agravar sem tratamento. Pode ser um sinal de doença de obsessão compulsiva conhecida como tricotilomania. Esta desordem pode necessitar de tratamento oral para controle.

. Alopecia Cicatricial:

Esta rara doença pode causar uma irregular perda capilar com coceira e/ou dor. Inflamação (vermelhidão) ao redor do folículo causa danos, cicatrizes e perda de cabelo no local. A causa da alopecia cicatricial é desconhecida. O tratamento objetiva para o aumento da inflamação.

Como um dermatologista pode restaurar o cabelo?

Dermatologista podem realizar uma restauração capilar no consultório. Um tipo de tratamento pode ser o transplante capilar.

.

.


Para melhores resultados e com segurança procure sempre um especialista.


O médico dermatologista, é o especialista que realiza o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pele, cabelos e unhas e exerce e também é o profissional capacitado na área de estética médica.


.