Você já teve uma verruga removida? Você já recebeu uma injeção para diminuir as linhas no seu rosto? Todos estes procedimentos são procedimentos cirúrgicos atuais. Este fato surpreende muitas pessoas. Qualquer tratamento que corte a pele ou a perfure é um procedimento cirúrgico

As pequenas cirurgias e procedimentos dermatológicos são de uso frequente no consultório de dermatologia. A cirurgia dermatológica atua na área da cosmiatria (estética médica), da correção e da retirada de lesões cutâneas quando necessário.

 

A Cirurgia Dermatológica pode tratar várias condições.

Para muitos pacientes, a cirurgia dermatológica oferece o melhor resultado. O dermatologista usa a cirurgia para:

. Diagnosticar e remover o câncer de pele
. Remover tumores de pele não-cancerosas
. Diminuir os sinais de envelhecimento
. Melhorar tom de pele
. Eliminar a gordura teimosa
. Remover veias
. Desaparecer ou remover tatuagens indesejadas
. Diagnosticar a doença de pele
. Remover marcas de nascença

A cirurgia dermatológica é especialmente importante para pacientes com câncer de pele. Para muitos destes pacientes, a cirurgia pode oferecer a cura do quadro. Um dermatologista com mãos habilidosas oferece através da cirurgia dermatológica um tratamento seguro e eficaz para os seus pacientes.

 

A maioria das cirurgia dermatológicas são:

. Minimamente invasivas (requerem pouco ou nenhum corte)

. São realizadas no próprio consultório médico

. Usam anestesia local (pequenas quantidades)

Todo dermatologista, especialista em pele, realiza cirurgia, congelando e removendo crescimentos de pele. Muitos dermatologistas também realizam cirurgias em cabelo e unhas. As seguintes cirurgias descritas são realizadas pelo dermatologista:

. Eletrocirurgia e Curetagem:

Este procedimento combina cortar e curetar (raspagem) para remover crescimentos de pele com calor (eletrocirurgia) que destrói células da pele doentes.

. Excisão:

O dermatologista usa um instrumento para cortar um câncer de pele ou crescimento de pele.

. Crioterapia:

O nitrogênio líquido congela a pele. Congelando, em ciclos, mata as células tratadas e remove um crescimento de pele não desejado.

. Toxina Botulínica:

Esta injeção relaxa temporariamente os músculos onde foi aplicada. Relaxando estes músculos pode-se diminuir as linhas na face (rugas de expressão) e prevenir suor em excesso (hiperidrose) em pés, mãos, axilas, couro cabeludo.

Apesar de no Brasil recentemente este procedimento não ser mais exclusivo para a classe médica, vale lembrar que somente o dermatologista é o profissional que estou a pele na sua totalidade e devido a isso sabe como injetar este produto, como ele age e como tratar qualquer complicação que possa ocorrer após sua aplicação.

. Peeling Quimico:

Alguns peelings removem a camada externa da pele e revela uma pele mais jovem; outros peelings penetram a pele mais profundamente e destroem células da pele doentes.

. Preenchedores:

Quando o dermatologista injeta um preenchedor (gel composto por ácido hialurônico) para dentro da pele este pode preencher um espaço (vinco, sulco) fazendo-o desaparecer ou ser bem menos perceptível. A maioria dos preenchedores usados pelo dermatologista são temporários.

. Terapia a Laser:

Dermatologista usam o laser para remover ou reduzir o aparecimento de rugas, manchas de idade, marcas de nascimento, cicatrizes de acnes, e outras condições.

. Microdermoabrasão:

Este procedimento remove a camada externa da pele para dar ao paciente uma nova com melhor aparência diminuindo rugas superficiais e cicatrizes.

. Cirurgia de Mohs:

Este singular cirurgia é usada para remover alguns tipos de câncer camada por camada usando um microscópio para olhar se as células de câncer foram removidas.

Biópsia de pele: 

A biópsia de pele é o mais comum procedimento dermatológico.O dermatologista realiza biópsias de pele para aumentar a certeza do diagnóstico de doenças de pele, crescimentos, e erupções. O corte ou excisão da lesão da pele pode ser de uma parte ou sua remoção total.

A amostra retirada será examinada em um microscópio. Este exame chama-se de anátomo-patológico.

Por que procurar sempre um dermatologista?

Quando um dermatologista realiza ou supervisiona diretamente um procedimento dermatológico, isto reduz o risco de complicações.
O dermatologista, é o especialista de pele, cabelos e unhas.
Este profissional passou por treinamento clínico e cirúrgico para melhor realizar seu procedimento de forma segura e com melhor resultado.
 
Alguns procedimentos dermatológicos são oferecidos em spas, shoppings, e outros ambientes não médicos. Isto pode ser muito conveniente e/ou menos caro que em um consultório dermatológico. Entretanto, o resultado depende largamente da experiência da pessoa que o irá realizar e do local ser apropriado para tal ato.
Somente o dermatologista tem a expertise (competência, qualidade de um especialista). Por isso é importante sempre procurar um especialista certificado para um procedimento dermatológico eficaz e seguro.
.

.


Para melhores resultados e com segurança procure sempre um especialista.


O médico dermatologista, é o especialista que realiza o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pele, cabelos e unhas e exerce e também é o profissional capacitado na área de estética médica.


.