cOSMIATRIA-shutterstock_101868868A estética médica (cosmiatria) tem por função a utilização de produtos tópicos (géis, creme, pomadas, fotoprotetores) e a realização de procedimentos minimamente invasivos usados para o rejuvenescimento facial e corporal.

Na dermatologia atual tem-se a presença de inúmeros procedimentos estéticos realizados sempre pelo dermatologista, desde os mais conhecidos e usados há anos, como exemplo os peelings químicos e físicos, quanto os mais recentes por exemplo o uso da toxina botulínica, preenchimento facial corporal com ácido hialurônico, estímulo de colágeno com o uso do Sculptra, a luz intensa pulsada (LIP) e o Laser de CO2 Fracionado.

O envelhecimento da pele é fisiológico, inevitável e progressivo e exposição à radiação ultravioleta (UV) é o principal fator acelerador desse processo.

Os estudos atuais indicam que a radiação UVA e UVB desencadeiam um processo de dano ao DNA e degradação do colágeno. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição da gordura facial, perda dos contornos e volume da face, principalmente na região malar e queda das sobrancelhas superiores, o que pode deixar a face com aspecto de triângulo invertido ou que está “escorrendo”.

As medidas preventivas para diminuir a velocidade do envelhecimento cutâneo são a fotoproteção, a utilização de roupas e acessórios que ajudam a proteger a pele (chapéus, óculos e roupas que possuem fator de proteção solar) e estimular a pele a repor os componentes que estão se “perdendo”

Os fotoprotetores são capazes de evitar as rugas, manchas solares, lesões solares e até a carcinoma espicocelular.

Produtos de uso tópico também podem ajudar no tratamento de alterações já presentes na pele. Os antioxidantes usados como preventivos contra o envelhecimento cutâneo são a vitamina C, vitamina E, ácido lipóico, entre outros, Os retinóides apresentam bom resultado no estímulo da produção de colágeno e redução de manchas. O uso de medicamentos sistêmicos também são usados como antioxidantes.

.

.


Para melhores resultados e com segurança procure sempre um especialista.


O médico dermatologista, é o especialista que realiza o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pele, cabelos e unhas e exerce e também é o profissional capacitado na área de estética médica.


.