Cicatrizes são marcas na pele que resultam de uma ferida normal por acidentes, doenças ou cirurgias. Quanto maior o dano que ocorreu na pele e o tempo de recuperação, maiores são as chaves de ocorrer uma cicatriz nítida.

Tipicamente, uma cicatriz é avermelhada e um pouco grossa inicialmente. Ela vai lentamente clareando ficando rosada e depois esbranquiçada. Cicatrizes recentes podem tender a coçar e doer. A dor usualmente passa com o tempo. As cicatrizes mais antigas podem se elevar, ficarem deprimidas (abaixo da superfície da pele). Podem escurecer ou ficar com uma pele mais clara ao redor da lesão. Pode levar meses para uma cicatriz desaparecer.

O tipo da sua cicatriz pode ser afeta pela sua idade, sexo, raça, saúde e estilo de vida. Outros fatores incluem o tipo de dano e quanto severo foi, a presença de infecção e a localização. Feridas no peito e área de movimento (cotovelos e joelhos) tendem a resultar em cicatriz mais elevadas e mais visíveis.

Por muitas vezes inflamação durante a cicatrização pode levar a uma cicatriz hipertrófica ou até um quelóide. Cicatrizes hipertróficas são largas e altas e não ultrapassam o local da ferida. O quelóide é resistente, tem relevo irregular e tende a crescer além da ferida inicial. Quelóides são mais comuns em pessoas de pele oriental e negra, mas qualquer um pode desenvolver.

Como é possível tornar minha cicatriz menos visível?

Não é possível apagar totalmente uma cicatriz. Nenhum tratamento irá fazer a sua pele ser como era totalmente antes da ferida. Entretanto, há muitos tratamentos que podem melhorar o aspecto a cicatriz. o tratamento pode mudar o tamanho, profundidade out or da cicatriz.

Um importante passo no tratamento de cicatrizes é falar com seu dermatologista o mais lhe incomoda na sua cicatriz. Seu dermatologista decidir qual tratamento ira melhorar isto. Juntos vocês irão determinar o melhor tratamento.

Muitas cicatrizes podem ser tratadas no consultório médico. Somente cicatrizes severas, como as queimaduras de grande parte do corpo, precisam de cirurgias que requerem anestesia geral feitas em hospital.

Quais são os tratamentos oferecidos pelo dermatologista?

  • Excisão cirúrgica: 

Seu dermatologista irá cortar sua cicatriz e costurar a pele ao redor. O objetivo é fazer uma nova cicatriz bem menos visível. Esta cirurgia pode ser um excelente tratamento para cicatrizes antigas porque a pele ao redor tem mais facilidade de esticar. Isto pode ser uma boa opção para cicatrizes sem infecção que são longas ou largas. Algumas vezes o dermatologista pode trocar a direção de uma cicatriz de modo a atravessar uma ruga ou vinco. Isto faz a cicatriz menos visível. Este procedimento pode mover a cicatriz para uma melhor localização.

  • Injeção de cortisona:

Aplicação de cortisona pode tratar cicatrizes hipertrofias e quelóides. A cortisona afina o tecido cicatricial e faz a cicatriz encolher e achatar. Pode ser necessária mais de uma aplicação para obter melhor resultado.

  • Dermoabrasão:

Dermoabrasão pode tratar um cicatriz de acne menor, uma cicatriz deprimida (como a de catapora). Este procedimento faz perfurações superficiais na pele e a cicatrização posterior promove um superfície mais lisa e suave. A área tratada deve ser coberta até a formação de uma nova pele no local. Em menos de uma semana a recuperação é visível. A região tratada fica com cor rosada por algumas semanas ou meses. Se as cicatrizes forem pequenas apenas uma sessão pode ser suficiente. Para cicatrizes maiores e mais profundas, você precisará de mais de uma sessão.

  • Laser CO2 fracionado:

Este procedimento usa alta energia para amenizar a aparência da cicatrizes. Este é o procedimento mais efetivo para o tratamento de cicatrizes de acne, cirúrgicas, deprimidas e cortes. diferentes tipos de laser estão disponíveis. O seu dermatologista irá decidir o melhor tipo para sua cicatriz.

  • Preenchedores de pele:

Preenchedores de pele podem ser usados isoladamente ou combinados com excisão ou outras cirurgias. São usados para preencher cicatrizes deprimidas para suavizar a melhorar a textura da pele. Os preenchedores usados pelo dermatologista não são permanentes e duram de meses há um ano.

  • Peeling químico:

Este procedimento envolve o uso de uma solução química para remover a camada superficial da pele. Isto suaviza cicatrizes deprimidas e melhor sua cor. É muito indicado para cicatrizes na face. Há muitos tipos de peelings disponíveis. Eles podem ser superficiais (leves) com curto período de recuperação enquanto peeling profundos podem precisar de até duas semanas para recuperação.

.

.


Para melhores resultados e com segurança procure sempre um especialista.


O médico dermatologista, é o especialista que realiza o diagnóstico, tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pele, cabelos e unhas e exerce e também é o profissional capacitado na área de estética médica.


.